-
Arquitetos: studio berardi miglio
- Área: 400 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Filippo Berardi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A organização humanitária Jay Nepal solicitou um projeto para uma escola e um centro de voluntários em um lugar muito remoto, uma pequena e muito pobre vila chamada Bodgaun, no Nepal, cerca de três horas de carro ao norte da capital Kathmandu. Desde o início, estávamos conscientes de que a realização deste projeto, em muitos aspectos, seria um desafio complexo: tendo iniciado o planejamento durante a pandemia, não pudemos visitar o local, os recursos financeiros eram muito limitados (cerca de cem mil euros) e o tempo de planejamento e realização era curto.
A cultura de construção local também é muito modesta. As casas na região são construídas pelos métodos de construção mais simples e a área remota carece de qualquer tipo de infraestrutura, por isso a busca de trabalhadores qualificados e o fornecimento de materiais de construção apropriados foram particularmente desafiadores. Estas limitações foram a pedra angular para o desenvolvimento de nosso conceito de projeto, cujo sucesso pode ser encontrado na proposta de projeto urbano.
O local, inserido em uma bela paisagem, apresenta-se como um não-lugar. É um grande platô verde entre as montanhas, cujas poucas casas espalhadas aqui e ali não configuram uma estrutura urbana reconhecível. Neste sentido, o terreno certamente condicionou o projeto, já que o próprio tinha que criar um lugar. Assim, desenvolvemos a ideia de uma aldeia dentro da aldeia.
O foco foi imediatamente o aspecto social e como ele poderia ser construído de uma maneira simples. Em torno de um espaço central, projetado como um teatro público, foi planejado um anel de cinco casas para acomodar as diferentes funções. A impossibilidade de criar uma arquitetura rica em detalhes, deslocou nossa atenção para a busca de uma simplicidade construtiva, capaz de enfatizar os volumes individuais e criar uma peça global. Os espaços resultantes permitem que tanto o olhar quanto o fluxo de pessoas passem de fora para dentro e vice-versa em um ambiente de tirar o fôlego.
No pavimento térreo estão organizadas as funções da escola, o centro juvenil, o instituto de treinamento e o teatro ao ar livre, enquanto o primeiro pavimento acomoda a residência de voluntários, a cantina e o grande terraço.
No exterior, as casas com a cor azul-celeste irradiam muito além da estrutura da vila, enquanto, em contraste, o espaço central mais íntimo e protegido configura um teatro e um ponto de encontro para toda a comunidade.